Homenagem aos guerreiros da educação

Professores e trabalhadores da Educação:

2020/2021, com a pandemia da Covid-19, vivemos os mais difíceis anos de nossas vidas. Todo a caos provocado pela doença trouxe medo, dor, sofrimento, morte e no meio disso tudo enfrentamos um dos maiores desafios, como, aprender a ensinar de nossas casas usando nossos equipamentos tecnológicos, interagindo e procurando dar condições de acesso ao conhecimento aos alunos e famílias, mesmo sem apoio e em condições remotas e precárias de trabalho. Enfrentamos ataques contra a nossa profissão e propagandas contra o serviço público, mas seguimos em frente, um encorajando o outro. E assim, seguimos superando os obstáculos, porque o nosso compromisso é com os nossos alunos e com a educação pública.

 O Sipromag, tem muito orgulho de representar os profissionais da educação de Pouso Alegre, Congonhal, Ipuiuna, Silvianópolis, Careaçu, São João da Mata, profissionais guerreiros, comprometidos, audazes, incansáveis, incomparáveis. A diretoria do Sipromag presta homenagem a todos os professores e professoras, a todos os trabalhadores da educação, através do poema de autoria da diretora do Sipromag, professora Letícia Santos Oliveira Fuzinelli.

“PROFESSOR BEIJA-FLOR”

De flor em flor, o beija-flor

Tira o néctar das flores

E espalha sementes no caminho

Tem Deus como guia, esse prodígio passarinho

Conhece tão bem sobre o tempo e as estações

E longe do ninho, sobrevoa o mar em busca da primavera

Audaz, incansável, fantástico, incomparável

Como o beija-flor assim é o professor

Segue o caminho reto

Senhor do tempo e das emoções

Se alimenta do doce e fecundo néctar do saber

E dele sabe bem como fazer

Germinar e florescer

O conhecimento que liberta

A consciência que desperta

Para o mundo

Para as coisas do mundo

Para a vida

Cada momento professando o ofício de mediar

Coração a bater como o de um beija-flor

Corre contra o infortúnio da ignorância

Vigilante na esperança que deposita em cada olhar

Quer transformar, quer se dar

Enfrentar quilômetros de distância

E ser presença, ser a diferença

Audaz, incansável, fantástico, incomparável

Ele como ninguém: o professor

Como um beija-flor

Asas ritmadas, coração acelerado

Quer fazer do aluno sonhador um aprendiz como um beija-flor

Que voa para o mundo

Florescendo, crescendo

Pequeno aparentemente

De uma força tamanha

Audaz, incansável, fantástico, incomparável

Professor

Seu poder único e transformador

Faz- se genuinamente incontestável

Como pode assim um ser

Tão incrível

Professor, você é simplesmente insubstituível

Professor beija- flor.

Autora: Leticia Santos Oliveira Fuzinelli

15 de outubro – Dia do Professor!

28 de outubro – Dia do Servidor Público!

Parabéns, professor, que esses dias nos fortaleçam cada vez mais para juntos continuarmos a lutar por nossos direitos e sempre em defesa da educação pública e dos serviços públicos em nosso país.

Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante. ”

Paulo Freire.

Concurso público e nomeações : uma conquista do Sipromag para a categoria

Profissionais da Educação aprovados no concurso 01/2019 continuam sendo nomeados.

A prefeitura Municipal de Pouso Alegre por ordem judicial impetrada pelo Sipromag realizou concurso em 2019 para preencher cargos vagos em diversas funções do quadro da educação da rede municipal de ensino.

Hoje, 358 profissionais da educação se encontram nomeados, resultado da luta do Sipromag e da organização da categoria, que entrou com ação judicial, acompanhou o processo do concurso e continua acompanhando e dialogando com a Secretária de Educação para que aconteça a nomeação dos profissionais classificados no concurso público edital 01/2019 e mesmo tempo que a administração também venha a prorrogar o concurso para mais 02 (dois) anos.

A nomeação de concursados(as) para a rede municipal de ensino traz a estabilidade em relação ao seu quadro de professores(as) e assegura a continuidade dos profissionais nas escolas com o aluno e família para garantir melhor qualidade do ensino.

De acordo com as últimas informações que o Sipromag recebeu da Secretária de Educação vejam como se encontram as nomeações dos profissionais da educação aprovados no concurso:

Analisando as nomeações de acordo com cada função fica comprovado que o Sipromag tinha razão em cobrar o concurso público em 2019, observando que em menos de dois anos foram nomeados todos os profissionais da educação aprovados para os cargos de: Professor PII (Educação infantil e dos 1º a 5º anos do ensino fundamental), Professor de Educação Artística, Educação Física, Ciências, Geografia e História.

Em língua portuguesa e língua inglesa não houve nomeações até a data de 09 de agosto por haver excesso de professores nesses cargos devido a extinção da disciplina de língua inglesa nas séries iniciais, a extinção do ensino médio municipal, no entanto, com a alteração do número de aulas de língua portuguesa, os professores de português efetivos passaram a assumir 20 aulas em 2021, regularizando assim a vida dos professores de português que se encontravam excedentes.

Diante das situações de excedência de professores em língua portuguesa e língua inglesa, o Sipromag solicitou à secretaria de educação o número de professores excedentes e na última sexta –feira, dia 10 de agosto a secretaria respondeu que não existem mais professores excedentes, e a boa notícia aos professores dessa área, segundo o Gerente de Departamento de Recursos Humanos da Secretaria de Educação, professor Ezequiel da Silva, o candidato aprovado em 1º lugar de língua portuguesa e o candidato aprovado em 2º lugar de língua inglesa foram comunicados sobre a nomeação.

O Sipromag também vem solicitando a Secretária de Educação a prorrogação do concurso 01/2019 para que os profissionais da educação nos cargos de Orientador educacional, supervisor educacional, filosofia, matemática, língua portuguesa e língua inglesa tenham a oportunidade de serem nomeados e segundo a Secretária o pedido já foi encaminhado ao Superintendente de Gestão de Pessoas.

Segundo a diretora presidente do Sipromag, Dulcinéia Costa, as nomeações são conquistas coletivas dos profissionais da educação, apesar disso, constamos que o número de profissionais a serem nomeados ainda é insuficiente diante do número de cargos vagos para algumas áreas e o número de contratos temporários existentes, dentre eles citou: “Professores PII (educação infantil e séries iniciais, professor de educação física e educação artística, nesse último destaco que na educação infantil a falta do professor de educação artística até mesmo para contrato leva ao não cumprimento da hora atividade aos professores regentes. Ainda como vimos já foram nomeados todos os professores PIII para as áreas de educação religiosa, ciências, história, geografia, portanto, em breve a prefeitura deve organizar um novo concurso até porque muitas aposentadorias estão acontecendo”.

O Sipromag também solicitou da secretaria de educação a contratação de profissionais da área de psicologia e assistente social para as escolas municipais, uma necessidade das escolas e determinação pela nova lei do Fundeb, dois cargos que devem compor o quadro da educação para o próximo concurso público.

O Sipromag mais uma vez afirma o seu compromisso com a categoria (efetivos, contratados e aposentados) e com a educação pública, parabenizamos todos(as) os(as) nomeados(as) e seus familiares e também parabenizamos todos(as) profissionais aposentados (as) que cumpriram com êxito, muita dedicação e compromisso a sua função.

Convidamos todos e todas (efetivos, contratados, aposentados) para filiar ao sindicato, conhecer nosso site www.sipromag.com e participarem de todas as novas lutas.

“Covid na escola: atualização científica”

Está no ar o documento “Covid na escola: atualização científica” criado pela
Brigada Sanitária – Por Direitos, Memória e Verdade do Butantã
Educadoras e Educadores unidos para pensar coletivamente formas de nos defender contra o vírus e todos os ataques contra a vida.

Faça o download do arquivo no link abaixo:

Informativo Covid na Escola – Brigada Sanitaria BT

Contradição: Prefeitura de Pouso Alegre fecha 3 escolas por casos de Covid-19 e lança campanha para incentivar pais em mandar filhos para as escolas

A Prefeitura de Pouso Alegre, após profissionais confirmarem positivo para Covid- 19, confirmou o fechamento de três unidades da rede municipal de ensino: Escola Santo Antônio (Cruz Alta), CEIM Ismênia Vitta Reis (Jardim Yara) e Escola Professora Maria Barbosa (Bairro do Algodão).

Em uma grave contradição a Prefeitura soltou em suas redes sociais uma peça publicitária incentivando o envio de crianças para as aulas presenciais, a peça divulgada nas redes sociais alega que as escolas são seguras.

Além das campanhas publicitárias, a secretaria de educação tem feito contato direto com os pais para incentivar o envio dos alunos para as aulas presenciais.

A pergunta que fica: Como que as escolas são seguras? Se a prefeitura fechou 3 escolas com profissionais contaminados.

Nesse momento é necessário maior responsabilidade dos gestores públicos.

ESSA GRAVE PANDEMIA JÁ CEIFOU MAIS DE 500 MIL VIDAS NESSE PAÍS.

População de Pouso Alegre defende a ciência e a vida

Apenas cerca de 15% dos estudantes estão frequentando as aulas presenciais na rede municipal de ensino de Pouso Alegre. A sociedade de Pouso Alegre deu uma resposta muita clara em defesa da ciência e da vida. Os pais esperam vacinação para enviar filhos para as aulas presenciais.

59.

“ A população deu uma aula de cidadania e provou que nem todos vivem na contramão dessa grave pandemia e ao contrário dos negacionistas, a maioria dos pais estão preocupados com a saúde dos servidores, de seus filhos e de suas famílias”, explicou Dulcinéia Costa, presidente do Sipromag.

É importante destacar, que infelizmente o sistema de educação por sistema remoto está deficitário e desde que as “aulas presenciais” voltaram essa falha prejudica muito os alunos. mesmo com a grave crise sanitária os alunos estavam acompanhando as aulas com qualidade e total assistência dos professores.

O Sipromag sempre defendeu a educação como serviço essencial na vida da população, mas para isso ser efetivado, é necessário investimentos e adequações nas unidades de ensino. O primeiro passo é vacinar todos os profissionais do magistério e avançar na vacinação de toda a população.

Educação não é gasto. É investimento.

* Com informações do portal Rede Moinho 24

sipromag-1500-x-300-1-2

Retorno às aulas presenciais, o que falta??

pesquisa_capa3

Professores e pedagogos da rede municipal essaa pesquisa tem como objetivo encontrar a melhor forma e estabelecer estratégias eficientes para o desenvolvimento das aulas presenciais e remotas, maior segurança a todos ( profissionais e alunos), sem sobrecarregar nem trazer mais danos à saúde física e mental de todos os envolvidos.

Participe pelo link: https://docs.google.com/forms/d/1Qtm09NqFMSw9uZRO_cgM0aUUU5eeBWuco1Xfuagm0G0/edit?ts=60c77303

sipromag-1500-x-300-1-2

Sindicalize-se

CENSO PREVIDENCIÁRIO MUNICIPAL (IPREM)

O Sipromag informa que irá auxiliar os filiados ao sindicato, da ativa e inativa, a realizar o Censo Previdenciário na sede do sindicato (Avenida Dr. João Beraldo, 1152), do dia 14 ao dia 30 de junho.

Horários de atendimento:

Segunda-feira e quarta-feira (no período da tarde)

Terça-feira e quinta-feira (no período da manhã por agendamento).


Os profissionais deverão agendar o dia e horário por telefone (whatsapp): 99900 4916.

iprem


Para realizar o Censo previdenciário os profissionais da educação deverão ter em mãos os seguintes documentos originais.


Para os servidores estatutárias ativos:
1. Documento de identificação com foto (Carteira de Identidade);
2. Carteira Profissional de Trabalho (CTPS – havendo mais de uma, trazer todas);
3. CPF;
4. Título de eleitor;
5. Holerites/contracheque do mês anterior da realização do censo;
6. CNH para cargos de motoristas;
7. RNE para servidores estrangeiros;
8. Extrato Previdenciário do INSS (CNIS – Cadastro Nacional de Informação Social). Poderá ser solicitado junto é agência do INSS; Poderá ser solicitado no autoatendimento do Banco do Brasil. Poderá ser solicitado pelo Internet Banking da Caixa Econômica;
9. Comprovante de sua última escolaridade (Ex.: Diploma, Certificado, Histórico Escolar ou Atestado Escolar;
10. Laudo Médico ou documento comprobatório em caso de servidor (PCD – Pessoa com deficiência);
11. Comprovante de residência de até 60 dias;
12. PIS/PASEP;
13. Termo de posse;
14. Certidão de nascimento, casamento, união estável ou óbito de acordo com seu estado civil;
15. Certidão de Tempo de Contribuição do INSS e/ou RPPS (se houver);
16. Documentos dos dependentes (se houver);
17. Alistamento Militar (Certificado de Reservista) – sexo masculino com idade entre 18 e 45 anos;
18. Servidores Cedidos deverão apresentar Ato de Cessão (Portaria, Decreto ou Publicação do Diário Oficial) e Declaração do Chefe imediato no órgão de exercício onde está trabalhando (Se houver).
Para os dependentes dos servidores estatutários ativos:
1. Documento de identificação com foto (Carteira de Identidade ou Certidão de Nascimento);
2. CPF;
3. Comprovante de residência de até 60 dias;
4. Certidão de casamento ou declaração de união estável;
5. Termo de curatela, termo de tutela ou de guarda definitiva, nos casos necessários;
6. Laudo médico em caso de dependente PCD pessoa com deficiência;
7. Carteira de vacinação para os dependentes que estão em período escolar;
8. Declaração de matrícula atualizada nos últimos 6 (seis) meses do estabelecimento de ensino superior oficial ou reconhecido, que contenha o curso de graduação, o período em que está matriculado com data de previsão de conclusão do mesmo, para os filhos entre 18 e 21 anos.
Para os servidores estatutários inativos (aposentados) e pensionistas:

Servidores inativos:
1. Documento de identificação com foto (Carteira de Identidade);
2. CPF;
3. Comprovante de residência de até 60 dias;
4. Título de Eleito – Com idade ente 18 é 70 anos (servidores com idade superior a 70 anos estão liberados de apresentar o Título de Eleitor);
5. Certidão de Nascimento, Casamento, União Estável ou óbito, de acordo com seu estado civil. 6) Holerites/contra cheque do mês anterior da realização do censo.
Servidores pensionistas:
1. CPF;
2. Documento de Identificação Oficial (ex: RG, CNH, Registro de Conselho Profissional, Passaporte, etc.);
3. Título de eleitor com idade entre 18 a 70 anos. (servidores com idade superior a 70 anos estão liberados de apresentar o Título de Eleitor);
4. Comprovante de residência de até 60 dias;
5. Certidão de óbito do instituidor;
6. Viúvo(a): Certidão de Casamento (Certidão de Casamento averbada com óbito) ou União Estável. CPF do(a) instituidor(a);
7. Holerite/ Contracheque referente ao mês anterior da realização do Censo Previdenciário.
Sobre documentos de dependentes do servidor inativo:
1. CPF;
2. Documento de Identificação Oficial (ex: RG, Passaporte, CTPS, entre outros considerados na forma da Lei. Será aceita a certidão de Nascimento para menos de 16 anos;
3. Termo de curatela, termo de tutela ou de guarda definitiva, nos casos necessários;
4. Laudo médico em caso do dependente PCD (pessoa com deficiência);
5. Declaração de matrícula atualizada nos últimos 6 meses do estabelecimento de ensino superior oficial ou reconhecido, que contenha o curso de graduação, o período em que está matriculado com data de previsão de conclusão do mesmo, para os filhos entre 18 e 21 anos.
Quem deve realizar o Censo?
Os servidores públicos estatutários ativos, inativos e pensionistas da Prefeitura, Câmara Municipal e do próprio Iprem devem realizar Censo Previdenciário

Até quando o Servidor tem que realizar o Censo?

O Censo Previdenciário iniciou no dia 1º de junho de 2021 e encerra no dia 10 de julho de 2021.

Por onde é realizado o Censo previdênciaário?

Os servidores podem realizar o Censo através do portal http://www.censopousoalegre.com.br.

Os profissionais da educação e servidores que não tem acesso a internet e nem quem os ajude quem ele pode procurar para realizar o Censo?

Devido a pandemia em que há necessidade de evitar circulação e aglomeração, o profissional da educação que não tiver acesso e nem quem o ajude a realizar o censo por agendamento poderá procurar:
– O Sipromag agendando atendimento pelo telefone (wshastApp): 035 99900 4916.
– O IPREM para orientações e agendamento através do telefone (wshastsApp): 035 99749 4121
– O CACS da Câmara Municipal de Pouso Alegre.

Entre no site e saiba como fazer o Censo: https://www.censopousoalegre.com.br/


O QUE É O CENSO?


O censo previdenciário ou recadastramento é uma obrigação legal. Compete ao IPREM manter as informações previdenciárias dos servidores municipais atualizadas e compatíveis com a base de dados nacional gerida pelo Ministério da Previdência Social.


QUAL OBJETIVO DO CENSO PREVIDENCIÁRIO?


O censo Previdenciário, obrigatório no mínimo a cada 5 anos, possui o objetivo de atualizar a base de dados do Instituto de Previdência de Pouso Alegre – IPREM. Além disso, garante a tranquilidade na concessão dos benefícios previdenciários aos servidores e seus respectivos dependentes. É uma exigência legal contida do artigo 9º, inciso II, da Lei 10.887/2004 c/c artigo 1º, inciso I, da Lei 9.717/1998.

Sipromag distribui mais de 2 mil máscaras para proteção contra o Coronavírus

Desde o começo da pandemia do novo Coronavírus o Sipromag realiza um trabalho para conscientizar toda a população brasileira sobre as medidas de proteção contra a disseminação do vírus que já ceifou a vida de quase 500 mil brasileiros.

A última ação do sindicato foi realizar a entrega de mais de 2 mil máscaras Pff2 para profissionais da educação. As máscaras foram distribuídas para filiados e não filiados. O professor que não recebeu a sua máscara pode entrar em contato com o sindicato. O Sipromag espera que os profissionais recebam essa mesma máscara da Secretaria de Educação, o pedido foi protocolado por ofício.

WhatsApp Image 2021-06-10 at 09.19.45

Unidades de ensino que receberam as máscaras:

C.E.M “Terezinha Barroso Hardy” (Educação Especial – Fundamental I)
Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos – CMEJA
CEIM Ismenia Vita Reis Francisco Sales (0 a 3 anos)
CEIM Nair Massafera da Silva (0 a 3 anos)
CEIM Anna Vianna Ribeiro de Andrade (0 a 3 anos)
CEIM Carlos Barreto Proinfância (0 a 3 anos)
CEIM Francisco Sales (0 a 3 anos)
CEIM Hermelinda Toledo (0 a 3 anos)
CEIM Lázara Casarini Diani (0 a 3 anos)
CEIM Maria de Paiva Garcia (0 a 3 anos)
CEIM Meyre Aparecida de Pinho (0 a 3 anos)
CEIM Sebastião Cesário (0 a 3 anos)
CEIM Professora Leonor Pereira de Faria (0 a 5 anos)
CEIM Recanto Feliz (0 a 5 anos)
CEIM Prof. Evangelina Meirelles de Miranda (0 a 5 anos)
CEIM Professora Benedita de Fátima Canadas (0 a 5 anos)
P.E.M. Coronel Brito Filho (4 e 5 anos)
P.E.M. “Comunidade Alegrinho” (4 e 5 anos)
P.E.M. “Monsenhor Mendonça” (4 e 5 anos)
E.M. Anathália de Lourdes Camanducaia (Pré-escola e Fundamental I e II)
E.M. “Dom Otávio” (Pré-escola e Fundamental I e II)
E.M. Antônio Mariosa (Pré-escola e Fundamental I e II)
E.M. Isabel Coutinho Galvão (Pré-escola e Fundamental I e II)
E.M. “Dr. Vasconcelos Costa” (Pré-escola e Fundamental I e II)
E.M. Jandyra Tosta de Souza (Fundamental I e II)
E.M. Professora Josefa Azevedo Torres (Fundamental I e II)
E.M Santo Antônio (Fundamental I e II)
E.M São Benedito (Fundamental I e II)
E.M. Anita Faria Amaral (Fundamental I e II)
E.M. Dr. Ângelo Cônsoli (Fundamental I e II)
E.M. Pio XII (Fundamental I e II)
E.M. Professora Clarisse Toledo (Fundamental I e II)
E.M. Professora Maria Barbosa (Fundamental I e II)
E.M. Sabina de Barros Mendonça (Fundamental I e II)

Em um momento tão grave, de profunda tristeza, todos precisam fazer a sua parte e proteger a vida de todos. Juntos iremos vencer essa pandemia.

Viva a ciência. Viva o Sus. Vacinas salvam vidas.

Venha fazer parte do Sipromag: https://sipromag.com/sindicalize-se/

Live do Sipromag tem participação recorde em pleno domingo

O Sipromag promoveu uma live com apresentação de informações e um debate sobre a nova proposta para o ensino remoto de Pouso Alegre. A ação conduzida pela presidente da entidade, Dulcinéia Costa, contou com a presença das professoras: Andreia Valim, Hioana Pereira, Luciene Pádua e Marcela Dâmaris.

O Sipromag irá intensificar as ações de produção de conteúdos de utilidade pública e discussão sobre assuntos importantes para o desenvolvimento da educação e de relevância para a sociedade.

Live na integra pelo link: https://fb.watch/5_2pZx-I8T/